26 setembro 2016

Autoconfiança — palavra fundamental no vocabulário sentimental

Autoconfiança. Palavra que existe nos livros de auto-ajuda, nas falas das amigas, nos conselhos dos parentes, mas nunca em nosso vocabulário sentimental. Isso, criei esse nome agora. Quem nunca imaginou ter um vocabulário sentimental? Dentro desse livro imaginário só colocamos aquilo que nos cabe no momento, não existem regras e a qualquer momento podemos apagar palavras ou substituí-las por alguma melhor. Digo melhor porque me recuso a menosprezar o que se passa aqui dentro, nenhuma palavra pejorativa seria capaz de entrar no lugar de qualquer outra para me ferir, não hoje. 

Antigamente eu vivia substituindo palavras de conforto por palavras que me deixavam em dúvida do quanto eu era capaz e do quanto eu tinha meu valor. E é aí que a autoconfiança surge. Essa palavrinha pouco usada nos dias atuais é tão fundamental quanto respirar. Deveria ser ensinada desde que nascemos: Olha, você precisa ter autoconfiança para viver. No primeiro chorinho o médico deveria colar na nossa testa sem mesmo sabermos ler. Aliás, deveríamos tatuar no auge dos 18 anos para cada vez que nos olhássemos no espelho, garantirmos que ela não saísse de nós. 

Eu sei, metáforas sempre foram o meu forte. Mas é assim que aprendi a ser melhor para mim e, consequentemente, para os outros. É a essência de se gostar. Vem de dentro. Precisamos incorporar, mesmo não sendo espíritas (risos), a confiança que devemos atingir para seguir em frente. E essa só acontece se nós quisermos, não adianta ninguém ensinar. Só enxergamos a verdadeira autoconfiança com os desafios os quais a vida nos reserva. E diante de muita luta, é claro. Luta interior x luta exterior. Aquela entre o desejo de ser para si e o desejo de ser para o outro.

Foto Divulgação | Tumblr

A conquista que acalma o seu coração é tão preciosa que ninguém será capaz de ser contra você caso perceba o quanto é capaz de vencer com o amor-próprio. Pense nisso e voe!

Por Eduarda Iannuzzi
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...