15 dezembro 2016

ENTREVISTA: RAPHAELA GENTILUCCI | Intercâmbio de 3 meses no Canadá pela CI Tijuca

Olá pessoas. Tudo bem?

Como prometido, hoje tem entrevista no blog sobre a experiência de 3 meses da Raphaela Gentilucci no Canadá. Vocês vão poder observar a satisfação dela ao ter um dos sonhos realizado pela CI Intercâmbio da Tijuca. Vamos lá?

Amigos da Rapha no Canadá :)


1- O que te motivou a fazer o intercâmbio?

Inglês sem dúvidas. Eu sempre tive a noção de que mesmo passando anos da minha vida estudando em cursinhos que a fluência eu só conseguiria lá fora. Inclusive pelo fato de pensar em fazer mestrado e doutorado. Outro fator foi pela experiência de vida. Uma das coisas que mais me marcou quando eu liguei para CI Tijuca e conversei com eles pela primeira vez por telefone, foi quando me disseram que o inglês era a menor das coisas que eu aprenderia lá fora. Eu fiquei dias pensando sobre isso e tive a noção do quanto eu precisava expandir meus horizontes e me desafiar a vivenciar essa experiência. E realmente, foi o diferencial que eu precisava.

2- Qual a experiência mais marcante quando esteve por lá?

Posso dizer que pisar em outro país é a coisa mais marcante. A ficha demora a cair. E comigo demorou bastante. Quando você entra num território que você não conhece tudo muda. Os cheiros, os gostos, a sua visão de mundo. Quando eu penso em experiência marcante me vem a palavra "cultura" na cabeça. O Canadá é considerado um país tão acolhedor pela característica essencialmente multicultural que ele possui. E isso é bastante enriquecedor e fascinante ao mesmo tempo.

3- O que o intercâmbio te acrescentou como pessoa e como profissional?

Amadurecimento. Sobre o lado pessoal eu sou outra pessoa. Minha maior conquista foi largar o medo de falar inglês com as pessoas, de iniciar uma conversa ou resolver um problema caso eu precisasse. Eu aprendi a valorizar muito as relações, aprendi a aceitar as diferenças culturais e consegui enxergar com bastante clareza minhas fraquezas e meus medos. Eu me permiti sem cobranças e ao mesmo tempo eu adquiri muita autoconfiança como resultado desse processo. Como profissional eu consegui bastante contatos. Umas das coisas mais importantes que eu aprendi foi sobre "network". É importante você se interessar pelas coisas, conversar com outras pessoas que gostam das mesmas coisas  que você e visitar universidades, assistir palestras e etc. Viagem não se resume só a diversão. É uma ótima oportunidade para expandir os contatos profissionais e quem sabe não garantir sua permanência ou sua volta no futuro.

Ela ainda viu neve! Não é o máximo? :)



E não para por aí...

Eu morei em Vancouver por 3 meses. Uma das coisas que eu sempre escutava era: "Vancouver é o Rio de Janeiro desenvolvido". Como eu amo minha cidade é obvio que isso me influenciou muito principalmente porque quando a gente fala sobre Canadá com alguém sempre vem a mesma reação "Meu Deus, vai passar frio!". Vancouver é atualmente a cidade mais procurada do Canadá e a que tem as maiores intenções de imigração inclusive internamente por conta do clima. É um fator bastante relevante. Costumo dizer que é a parte mais "quentinha" do Canadá. 

A galera e a Rapha :)


Uma dica turística bem legal é o Joffre Lakes. Joffre é um dos lagos mais visitados do Canadá. A vantagem de Jofrre é o fácil acesso se comparado a outros locais como os lagos de Rockie Mountains, por exemplo. https://www.vancouvertrails.com/trails/joffre-lakes/

Joffre Lakes | Foto: Raphaela Gentilucci

E aí, ficou com vontade de se aventurar também? A CI Tijuca te ajuda! Veeeeeem ;)



2 comentários:

  1. Gente, que post incrível e motivador. Sou doida para fazer um intercâmbio na Califórnia, mas sempre acabo adiando por vários motivos. Contudo, após ler esse post fiquei com mais vontade ainda de realizar o meu.

    Beijos

    www.larydilua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laryssa, tudo bem?

      Também fiquei com uma enorme vontade de fazer Intercâmbio para Itália (meu sonho) depois que entrevistei a Rapha. E o pessoal da CI Tijuca motiva mais ainda, né? Dando todo apoio e segurança que a gente precisa!

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...